Top

“Conhecer para Evitar” – O Uso e abuso de álcool e outras drogas

Tem por objetivo informar sobre as causas e efeitos danosos do uso e abuso do álcool e outras drogas.

Antigos textos literários e religiosos mostram que, em todas as épocas e lugares, os seres humanos deliberadamente usaram (e abusaram de) substancias capazes de modificar o funcionamento do sistema nervoso, induzindo sensações corporais e estados psicológicos alterados. Estudos com usuários de álcool e outras drogas mostram que alguns deles começam utilizar em função de pressões sociais de trabalho ou escolar. Uma vez iniciado o comportamento de consumo do álcool ou das drogas, a recompensa psicofisiológica induzida por condicionamento, tende a fixar esta forma de se comportar. Outros, ao contrário, parecem ser levados por uma compulsão interna ao uso e abuso de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas lícitas ou ilícitas.

“Esse treinamento aborda a relação do indivíduo com as substâncias psicoativas que podem assumir padrões de utilização altamente disfuncionais, com prejuízos biológicos, psicológicos e sociais, além de sério agravamento dos riscos dos acidentes laborais, o que justifica os esforços para se difundir informações básicas e confiáveis a respeito de um dos maiores problemas mundiais de saúde pública, que afeta o modo direto ou indireto, a qualidade de vida de todo ser humano.” – Guaraci Oliveira

Indicado para:

Profissionais de saúde, esportes, segurança do trabalho, mebro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs); Profissionais de Recursos Humanos, Coordenadores de ONGs e Entidades Sociais, Prefeituras, Câmaras Municipais, Entidades Públicas e Autarquias, Empresas Privadas, Pequenas e Microempresas, Estudantes de Direito e Administração e outros interessados no tema.

Tópicos:

  • Drogas – classificação e efeitos no organismo;
  • Experimentação, uso, abuso e dependência de drogas;
  • O uso de drogas psicotrópicas no Brasil;
  • Complicações clínicas e psiquiátricas do uso do álcool;
  • Prevenção;
  • Análises toxicológicas e programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho;
  • Abordagem, atendimento, e reinserção social;
  • Políticas públicas e legislação sobre drogas no Brasil;
  • Controvérsias do Art. 482, alínea “f”, da CLT, que autoriza a rescisão do contrato de trabalho por justa causa.